terça-feira, 9 de agosto de 2011

Eu tinha assuntos mais interessantes... mas fazer oquê.

Quando criei o Rata de Jaleco meu objetivo era criar um blog para o acesso livre dos meus alunos, um lugar com diversos temas sobre ciências e curiosidades... mas como a vida não é perfeita...

Vamos falar primeiro do curso muito interessante as TICs que estou fazendo.

TIC: Tecnologia da Informação e Comunicação

Um projeto da proinfo que tem como objetivo atualizar os professores no uso das diversas tecnologias de comunicação visando a educação.

Começamos bem...  tivemos um momento de apresentação, e depois coisas fáceis como postar em um fórum, definir o que seria comunicação etc etc etc.

Sendo bem sincera...tenho um a pequena picuinha com a área de pedagogia em si...

Se vocês pudesem ver a grossura do manual do TIC!
Quando aquela bíblia caiu na minha mão em pensei... nossa tem muita coisa pra estudar!

Que nada... são textos legais sobre internet e sua importância dentro da educação... Mas mal a gente passa das primeiras paginas tem aquela sensassão de De javu... um texto que começou  tão interessante se torna tão repetitivo que acabei largando a apostila.

Fui diretão para o fórum resolver logo... da uma lidinha no que eu ja andei fazendo.


Atividade 1.1- Quem sou eu como professor e aprendiz.

Objetivo:
Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar  com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou  como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto.


Resposta:

Todos nós como seres sociais temos a necessidade de acompanhar constantemente o desenvolvimento da tecnologia a fim de ter acesso a comunicação e informação.

Essa é nossa parte como aprendiz no processo.

Mas não somos apenas aprendizes, em nossa profissão temos a prioridade maior de mostrar a nossos alunos como o mundo é, a fim ajuda-los se visualizar dentro do nosso sistema social atual. Isso acarreta uma imensa responsabilidade,  temos que aprender, para depois poder ensinar.
Não da mais pra  usar apenas giz e quadro negro quando nossos alunos estão passando mensagens via msn de seus celulares.
Nossa profissão talvez seja uma das mais exigentes quanto a constante reciclagemd e conhecimentos e conceitos, em uma viagem pessoal




Atividade 1.2- Educação e tecnologia

Objetivo:
Faça uma reflexão sobre a aprendizagem e análise da escola diante desse novo panorama da sociedade/tecnologia na escola.
Para isso Acesse o youtube e assista  o vídeo com entrevista sobre o tema "Educação e Tecnologia" com Ladislau Dowbor  e registrar a própria reflexão.
  Boa reflexão!

Resposta:

Acho que um dos poucos ambientes onde a tecnologia ainda não foi realmente inserida é justamente no âmbito educacional, é difícil formar alunos de forma eficiente sem que este avanço tecnológico seja efetivamente implementados, precisamos deles para que nossos alunos estejam preparados para enfrentar o mundo lá fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário